Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2021

Objeto Paramétrico

Imagem
Desenho Digital - SketchUp   Frente  Lado  Cima Objeto Físico

Restrição vs Ampliação: Corpo e Próteses

  No grupo discutimos as possibilidades de restringir movimentos e sensações a fim de ter outra experiência e, também, a possibilidade de usar objetos do cotidiano para criar outro uso e outra sensação. A princípio usei um gelo para esfriar e molhar meu braço, mas a sensação não foi agradável e é algo muito comum. Por fim, pensei em usar meu cinto para amarrar os pés, a fim de limitar minha velocidade de caminha. A experiência para foi de aflição e de atenção, já que gastei muito tempo em um trajeto pequeno e observei coisas que nunca observaria na velocidade normal.

Sintegração

O tema da minha primeira rodada foi "Discutir a diferença entre virtual e digital na arte e na arquitetura" e fui crítica (não tive muito tempo para fazê-la, já que fui a última a falar, mas foi uma boa experiência relatar os problemas que vi no decorrer do debate e como conseguiram construir uma ideia final em conjunto, considerando que no início cada tinha uma ideia diferente. Nessa rodada a discussão começou bem devagar e os debatedores discutiam o que era virtual e o que era digital, alguns deles ainda não tinham entendido muito bem os conceitos. Mas, no fim da experiência, chegaram ao consenso de que virtual é quando o objeto/situação se adapta à experiência do interpretante, onde ele tem um papel a desenvolver e não é só público, é parte. O virtual é um processo, digital ou não, que traz abertura para diferentes interpretações, que deixa o objeto/situação programática, é, também, uma forma de ver e solucionar problemas, se trata de interações e não reações, é uma experi...

Crítica Animação Imersão Temporal (stop motion)

Crítica ao Stop Motion de Júlia Rosa O vídeo foi muito bem feito e pensado de forma coerente a passar as sensações discutidas pelo grupo. Os elementos de surpresa e contraste nas cores, assim como as sensações de alegria seguida por solidão e tristeza foram usados no vídeo. Os recursos foram utilizados de formas finalística, na maneira que os elementos e cores surgem - colocados em lugares estratégicos para criar a sensação de preenchimento e, assim, alegria no leitor, e, também, de forma causalística, no uso de sons que remetem aos objetos em cena, como papel amassando. Entretanto, apesar de uma linha clara de "acontecimentos" que geram sensações planejadas, o stop motion é abstrato e deixa bastante espaço para diversas interpretações pessoais de quem o assiste, sendo assim, ele é programático nas compreensões.

Animação Abstrata de Imersão Temporal (Final)

Imagem
 StoryBoard StopMotion